sábado, 29 de maio de 2010

TIC´s

TICs, e sua aplicação:

Os TICs (Tecnologia Informação e Comunicação) são resultado dos inúmeros avanços tecnológicos que acabam por refletir em mudanças acentuadas que influenciam a geração, a transformação, o armazenamento, a transmissão e a recuperação da informação.

Dentre a presença dos TICs no cenário brasileiro, podemos destacar as informações das pesquisas estruturais desenvolvidas pelo IBGE, que mostram a participação dos segmentos e apontando o seu grau de concentração no Estado de São Paulo em relação ao país.

Os números para os segmentos de serviços de telecomunicações, serviços de informática e setores industriais produtores de bens e equipamentos de TICs mostram que São Paulo, em 2001, concentrava 53% do número de unidades, 42% do pessoal ocupado e 44% das receitas geradas no Brasil.

A partir dos dados obtidos, pode-se perceber que São Paulo é o principal centro das indústrias brasileiras em setores de alta tecnologia e de parte significativa dos serviços mais avançados, integrando os elos mais dinâmicos da cadeia produtiva dos setores ligados a TICs.

Nota-se que a utilização dos TICs na atualidade se faz cada vez maior, uma vez que constituem, uma linguagem de comunicação e um instrumento de trabalho essencial do mundo de hoje que é necessário conhecer e dominar.

[...] estas tecnologias constituem tanto um meio fundamental de acesso à informação (Internet, bases de dados) como um instrumento de transformação da informação e de produção de nova informação (seja ela expressa através de texto, imagem, som, dados, modelos matemáticos ou documentos multimédia e hipermédia). Mas as TIC constituem ainda um meio de comunicação a distância e uma ferramenta para o trabalho colaborativo (permitindo o envio de mensagens, documentos, vídeos e software entre quaisquer dois pontos do globo). Em vez de dispensarem a interacção social entre os seres humanos, estas tecnologias possibilitam o desenvolvimento de novas formas de interacção, potenciando desse modo a construção de novas identidades pessoais.

Os TIC´s são um elemento constituinte do ambiente de aprendizagem. Elas podem apoiar a aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de capacidades específicas, tanto através de software educacional como de ferramentas de uso corrente. Permitem a criação de espaços de interacção e partilha, pelas possibilidades que fornecem de comunicação e troca de documentos Representam, além disso, uma ferramenta de trabalho do professor e do educador de infância e um elemento integrante da sua cultura profissional, pelas possibilidades alternativas que fornecem de expressão criativa, de realização de projectos e de reflexão crítica.

Bibliografias:

SIMON, Imre. A Universidade diante das novas tecnologias de informação e comunicação. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~is/papir/opiniao.html. Acesso em: 24/05/2010.

MATTOS, Eduardo Britto Velho de. Projetos de Aprendizagem e o Uso de TIC´s – Tecnologias de
Informação e Comunicação: Novos Possíveis na Escola
Disponivel em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/nov2005/artigosrenote/a33_tics.pdf. acesso em: 25/05/2010

PONTE, João Pedro. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/02-Ponte%20%28TIC-INAFOP%29.pdf. Acesso em: 25/05/2010.

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